Cacau, ervas, frutas vermelhas, pão tostado, couro... quando o assunto é aromas do vinho, podem existir dezenas de referências para serem identificadas. Você já se perguntou como uma bebida feita a partir da fermentação de uvas pode trazer notas tão distintas? Acompanhe a leitura deste conteúdo e entenda os aromas do vinho!
Tanto os sabores quanto as notas olfativas presentes na bebida são originados naturalmente por meio da fermentação alcoólica do mosto de uvas. A maturação do vinho também influencia no surgimento dos aromas. Assim, algumas notas podem parecer mais intensas do que outras com o passar do tempo. Digamos que você tem duas garrafas de um Merlot safra 2015 (mesmo lote). Se consumir uma garrafa em 2020 e outra em 2025, é possível que sua experiência seja bastante diferente.
Para facilitar o entendimento sobre os aromas dos vinhos, é preciso conhecer suas classificações. Vamos lá?
👉 PRIMÁRIOS
Aqueles que preservam aromas naturais da própria uva, conforme sua variedade. Frutas frescas, ervas, especiarias e flores são facilmente percebidos pelo nosso olfato nos aromas primários dos vinhos. Além da variedade da uva, a presença e intensidade dessas características está ligada ao terroir (inserir hiperlink para o texto sobre terroir).
👉 SECUNDÁRIOS
Já os aromas secundários surgem durante os processos de fermentação, quando açúcares se transformam em álcool e gás carbônico. Nessa etapa, as leveduras que realizam a fermentação são responsáveis pela formação destes aromas. É aí que surgem notas que remetem a pão tostado, manteiga, frutados, etc.
👉 TERCIÁRIOS
Por fim, chegamos aos aromas terciários, originados pela passagem por barricas de carvalho e/ou pelo envelhecimento da bebida na garrafa. Eles evoluem ao longo do tempo e geralmente são descritas notas como cacau, couro, café, folhas secas, entre outras.
Agora que você já sabe o que são os aromas dos vinhos, está pronto para degustar e colecionar suas próprias experiências! 😉
sobre vinhos?
Vinícola Garibaldi
Somos o time de conteúdo da Vinícola Garibaldi! Somos apaixonados pela vida, pela Serra Gaúcha e, claro - por espumante ;)
Deixe o seu comentário sobre a postagem: