Há questão de pouco mais de duas décadas, a escolha por um espumante basicamente girava entre dois tipos quanto à concentração de açúcar residual, o Brut e o Demi-Sec. Mas, com a evolução do mercado e as necessidades de novos produtos, outros tipos foram sendo acrescentados a essa lista, que ganhou entre as classificações nomenclaturas como Nature e Extra Brut.

Hoje, as prateleiras dos supermercados trazem essas e outras opções, que vamos escrutinar um pouco mais a partir de agora. Aliás, a classificação dos espumantes a partir do residual de açúcar se resume a uma etapa específica do preparo do espumante, a adição – ou não – do licor de expedição. Esse líquido, cuja fórmula varia de vinícola para vinícola, vai definir o grau de doçura da bebida.

Conheça um pouco mais sobre cada tipo de espumante, veja qual mais se perfila ao seu paladar e faça sua escolha. Tim-tim!

 

Brut

É um clássico e, por isso, não pode faltar em qualquer tipo de celebração. É possivelmente o mais popular e concentra entre 8 e 15 gramas de açúcar por litro, tendo paladar considerado seco, embora não tanto quanto o Extra Brut e o Nature.

 

Extra Brut

O paladar seco é uma de suas características, assim como a pronunciada acidez. Essa bebida parte de 3,1 gramas de açúcar por litro e pode chegar até a 8.

 

Nature

Ainda mais seco que os demais, recebe esse nome devido à nula ou baixíssima quantidade de açúcar – até 3 gramas por litro –, obtida a partir da exclusão do líquido de expedição de seu processo de elaboração, o que confere um aspecto mais natural no seu preparo.

 

Sec ou Seco

Não se deixe enganar pela classificação dada a essa essa bebida, aliás produzida em menor escala que os demais tipos de espumantes aqui comentados. Tem entre 15,1 e 20 g/L de açúcar e, portanto, apresenta um pouco de doçura e acidez mais equilibrada que os espumantes secos.

 

Demi-Sec

Bem popular no Brasil, é um espumante que fica, como o nome preconiza, no meio termo entre o doce e o seco, o que o faz ganhar muitos adeptos. Entretanto, pode apresentar variações grandes de paladar entre as marcas, uma vez que a legislação classifica como Demi-Sec bebidas feitas a partir de 20,1 g/L até chegar aos 60 g/L de açúcar.

 

Doce

O dulçor aqui é muito pronunciado. Esse tipo de espumante tem de 60,1 a 80 g/L e tem como maior representante o Moscatel.

 

Quer saber mais
sobre vinhos?
Cadastre-se para receber conteúdo exclusivo

2 Comentários

Vanderlei Rodrigues de Souza
Porto Alegre
29/04/2021 22:22

Sou iniciante na apreciação de vinho e espumante.

VALIRIA SCHWARZ BLONKOVSKI
Santa Terezinha
13/04/2021 21:48

Sou apreciadora de espumantes e vinhos

Deixe o seu comentário sobre a postagem:

Nome Completo:
E-mail:
Whatsapp:
Cidade / UF:
Comentário: