É hora de colocar a mão na massa e desbravar a cozinha. Para te ajudar nessa missão, o chef Douglas Holler mostra como fazer uma salada de folhas distintas com tomate cereja assado, geleia de tomate cereja, camarões grelhados, lascas de parmesão e amêndoas laminadas tostadas – harmonizada como o Espumante Garibaldi Natural Branco Brut Chardonnay. O tempo de preparo é de 30 minutos, rendendo quatro porções. Veja:

 

Folhas distintas:

- um maço de alface crespa roxa;

- um maço de alface crespa verde;

- um maço de rúcula;

- um maço de agrião;

- ¼ de xícara de suco de limão siciliano;

- ¼ de xícara de azeite de oliva;

- uma colher de sopa de açúcar;

- meia colher de chá de sal.

Lave muito bem as folhas e então seque-as. Em um copo, acrescente o suco de limão, o sal e o açúcar. Misture muito bem até que o sal e o açúcar estejam dissolvidos. Em fio, coloque o azeite de oliva enquanto mexe a mistura muito bem com um garfo até emulsionar e obter um molho. Reserve tudo.

 

Tomates cereja assados:

- uma bandeja de tomate cereja;

- azeite de oliva;

- sal q.b;

- pimenta do reino q.b.

Pré-aqueça o forno a 220°C com o dourador/grill ligado. Corte os tomates cerejas ao meio (no comprimento). Coloque os tomates cortados em uma assadeira, regue com azeite de oliva e tempere com o sal e a pimenta do reino. Leve ao forno aquecido até que eles estejam murchos e mais adocicados (aproximadamente 20 minutos). Reserve.

 

Geleia de tomate cereja:

- uma colher de sopa de manteiga;

- um fio de azeite de oliva;

- meia cebola roxa;

- uma bandeja de tomate cereja;

- 2 colheres de sopa de aceto balsâmico;

- 6 colheres de sopa de água;

- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo;

- sal q.b;

- pimenta do reino q.b.

Corte a cebola em pequenos cubinhos. Corte o tomate em pedaços pequenos. Em uma panela, em fogo médio, deixe ela aquecer um pouco. Acrescente a manteiga e espere derreter. Acrescente o fio de azeite e misture bem. Refogue a cebola com uma pitada de sal até ela ficar macia e translúcida. Acrescente os tomates e refogue por uns dois minutos. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Acrescente o aceto balsâmico, a água e o açúcar mascavo e misture para incorporar todos os ingredientes. Deixe cozinhando em fogo baixo até atingir o ponto de geleia. Reserve.

 

Camarão grelhado:

- 400g de camarão fresco;

- uma colher de sopa de manteiga;

- um fio de azeite;

- sal q.b;

- pimenta do reino q.b;

- meio limão siciliano ou taiti.

Remova a cabeça e a casca do camarão. Limpe muito bem (removendo aquele intestino que fica dentro dele). Tempere-os com sal, pimenta do reino e o suco do limão. Aqueça uma frigideira, acrescente a manteiga e o azeite e espere derreter. Acrescente o camarão e deixe cozinhar de um lado, por, no máximo, um minuto. Faça o mesmo do outro lado do camarão (para saber se pode virar o camarão, basta ver se a coloração dele mudou de translúcida para branca até a metade de sua altura). Reserve.

 

Amêndoas laminadas tostadas:

- 100g de amêndoas laminadas.

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque as amêndoas em uma assadeira e espalhe-as bem, para que não fiquem sobrepostas umas às outras. Quando o forno estiver quente, coloque as amêndoas dentro e fique observando até elas estarem douradas (aproximadamente 8 minutos). De tempos em tempos, remova a assadeira do forno e mexa as amêndoas. Reserve.

 

Lascas de parmesão:

- um pedaço de queijo parmesão;

Rale o queijo em um ralador grosso. Reserve.

 

Montagem:

Coloque as folhas no prato, em formato circular. Tempere-as com o molho de limão siciliano. Coloque os tomates cereja assados de maneira espalhada por cima da salada. Faço o mesmo com todos os outros preparos.

 

Coma a salada em temperatura ambiente harmonizando com o Espumante Garibaldi Natural Branco Brut Chardonnay. Bom apetite!

Quer saber mais
sobre vinhos?
Cadastre-se para receber conteúdo exclusivo

Deixe o seu comentário sobre a postagem:

Nome Completo:
E-mail:
Whatsapp:
Cidade / UF:
Comentário: