Isari Oliver, da Cooperativa Vinícola Garibaldi, prepara-se para chegar ao mercado - Crédito: Aline LazzariIsari Oliver, da Cooperativa Vinícola Garibaldi, prepara-se para chegar ao mercado - Crédito: Aline Lazzari

A Cooperativa Vinícola Garibaldi envasou, na última semana, aquele que será o segundo vinho branco da marca a adicionar pioneirismo na vitivinicultura brasileira pelo segundo ano consecutivo. As poucas 7.260 unidades do primeiro lote do Garibaldi In Veritas Irsai Oliver chegam às gôndolas e às lojas especializadas de todo o país a partir do mês de setembro, trazendo frescor à taça dos consumidores.

Leve e de perfil aromático marcante, o vinho também inaugura a nova marca do portfólio, In Veritas, apresentando um varietal inédito, cuja origem remete à Hungria. "O Irsai Oliver apresenta alta intensidade e complexidade aromática. Dentre suas diferentes camadas aromáticas, destacam-se principalmente os aromas primários Moscatéis, frutas tropicais e flores brancas. Em boca, é equilibrado, fresco, fino e harmônico”, avalia o enólogo da cooperativa Ricardo Morari.

A variedade Irsai Oliver estava sendo testada no vinhedo experimental da cooperativa, onde a marca pesquisa e testa, ao mesmo tempo, variedades mais resistentes às mudanças climáticas e que apresentem alto potencial enológico. Para lançar um novo produto, a cooperativa acompanha o desenvolvimento no vinhedo, realizando o manejo e acompanhando o comportamento de uvas como a Irsai Oliver em diferentes safras, estudando sua adaptação ao terroir da região. Depois, realiza criteriosas microvinificações para analisar a qualidade e identificar quais vinhos alcançaram os patamares exigidos pela marca para ganhar o mercado. Assim como foi com o Irsai Oliver e, ano passado com o Pálava - outro vinho branco, esse de origem tcheca, lançado no país de modo exclusivo pela cooperativa.

As mudas de Irsai Oliver chegaram ao Brasil através das viagens técnicas protagonizadas pela cooperativa à Itália, com uma parceria junto a Vivai Coopertivi Rauscedo. Essas uvas possuem formato esferoidal, com bagas amarelo-ouro de casca grossa e polpa firme, e foram registradas pela Garibaldi no Ministério da Agricultura e Pecuária. 

Quer saber mais
sobre vinhos?
Cadastre-se para receber conteúdo exclusivo

Deixe o seu comentário sobre a postagem:

Nome Completo:
E-mail:
Whatsapp:
Cidade / UF:
Comentário: