
Em Garibaldi, avaliadores do 14º Concurso do Espumante Brasileiro, que ocorre até sexta-feira (26) no município, participaram de uma degustação exclusiva com rótulos da Cooperativa Vinícola Garibaldi, na qual puderam se aprofundar sobre a expertise da marca na elaboração de seus produtos borbulhantes. A experiência proposta e guiada pelo enólogo da cooperativa Ricardo Morari, quinta-feira, incluiu a prova inicial de um vinho base para, depois, prosseguir para a degustação de diferentes estilos de espumantes que podem ser elaborados a partir dele.
O vinho base da safra deste ano, portanto, deu início ao programa, que teve sequência com o espumante Garibaldi Chardonnay, elaborado pelo método Charmat e medalhista de prata no Concours Mondial de Bruxelles, realizado neste mês, na Moldávia. O próximo a ser provado foi o Garibaldi VG Extra Brut. Dona de medalha de ouro no espanhol Bacchus, ano passado, a bebida é elaborada pelo método Charmat Longo, com uvas Chardonnay e Pinot Noir.
A lista também teve o Acordes Extra Brut. O produto super premium foi medalhista de prata no International Wine Challenge 2025 (IWC), em Londres. O espumante também recebe uma composição de Chardonnay e Pinot Noir, mas sua elaboração é pelo método Tradicional, com a tomada de espuma dentro da garrafa. Por fim, eles provaram o Garibaldi Sur Lie, elaborado também pelo método Tradicional, mas com a presença de borras.
Nesta sexta-feira, ocorre o jantar de premiação do Concurso do Espumante Brasileiro, no Plaza Boulevard Convention Vale dos Vinhedos, em Garibaldi. Nos dias 24 e 25 de setembro, os degustadores avaliaram 520 amostras, o maior número da história do concurso, de 102 vinícolas de seis Estados.
sobre vinhos?

Vinícola Garibaldi
Somos o time de conteúdo da Vinícola Garibaldi! Somos apaixonados pela vida, pela Serra Gaúcha e, claro - por espumante ;)
Deixe o seu comentário sobre a postagem: