A Sicília é, como tantas regiões italianas, profusa em sabores gastronômicos. É de lá, por exemplo, que vêm entradas famosas como a caponata, o doce canolli e, claro, a pizza siciliana. Mas o sabor da Sicília vai muito além disso. Por isso, a Cooperativa Vinícola Garibaldi divide a receita de outro clássico oriundo do “dedo da bota”, o Spaghetti alla Norma.

O prato recebeu esse nome em homenagem à opera “Norma”, do compositor Vicenzo Bellini. Segundo a lenda, o poeta local Nino Martoglio teria comparado o prato ao prazer de ouvir a composição do também músico siciliano. O prato é famoso por ser preparado com um ingrediente muito utilizado na região da Sicília, a beringela. Então, agora é hora de ir à cozinha e aprender como se faz esse prato cheio de história e sabor.

🍴 Ingredientes

🍝 2 beringelas

🍝  2 dentes de alho

🍝 2 latas de tomate pelado em cubo

🍝 300g de espaguete grano duro

🍝 200g de ricota

🍝 Água para cozimento da massa

🍝 Azeite de oliva (quanto baste)

🍝 Farinha de trigo (quanto baste)

🍝 Sal (a gosto)

🍝 Pimenta (a gosto)

🍝 Folhas de manjericão (a gosto)

 

Modo de preparo

Corte a berinjela em cubos, coloque um pouco de sal e deixe sobre uma peneira por cerca de 30 mintuos para soltar a água. Após, tempere com sal e pimenta e passe-as na farinha de trigo. Numa panela, aqueça o azeite e frite-as. Reserve. Pique o alho e coloque para dourar com azeite em outra panela. Acrescente o tomate pelado e tempere a gosto. Em outra panela, aqueça cerca de 3 litros de água com um pouco de sal. Ao levantar fervura, coloque a massa e cozinhe pelo tempo indicado na embalagem ou até ficar al dente. Numa vasilha, coloque a massa e misture os ingredientes. Finalize com a ricota e as folhas de manjericão.

 

Merece um brinde

Para harmonizar com esse típico prato siciliano, a Vinícola Garibaldi indica o Garibaldi Merlot. Vinificado de forma tradicional, passa por um processo de fermentação malolática a fim de deixa-lo mais aveludado e estagia em barrica de carvalho francês por seis meses. A bebida apresenta coloração vermelho rubi intenso e aspecto límpido, com aromas de frutas vermelhas, manteiga e um toque de chocolate. Em boca, percebe-se corpo moderado com acidez equilibrada e taninos macios.

Quer saber mais
sobre vinhos?
Cadastre-se para receber conteúdo exclusivo

1 Comentário

José Carlos de Souza
Macaé/ RJ
27/07/2021 15:54

Parabéns pela meteria , com certeza vamos preparar e aproveitar esse frio que está por vir .., Show

Deixe o seu comentário sobre a postagem:

Nome Completo:
E-mail:
Whatsapp:
Cidade / UF:
Comentário: