Saboroso, nutritivo e, além de tudo isso, um aliado da saúde: o suco de uva acaba de agregar mais um importante motivo para ser apreciado de forma habitual nas taças dos brasileiros. Uma pesquisa cujos resultados indicam melhoras em pacientes com doenças neurodegenerativas será publicado na revista especializada Physiology and Behavior, veículo oficial da Sociedade Internacional de Neurociência Comportamental, nos Estados Unidos, e publicada pela grande Editora Elsevier.

O estudo foi conduzido pela biomédica Dra. Caroline Dani, pesquisadora dos benefícios da bebida há mais de 15 anos – utilizando, nesta pesquisa clínica, o suco de uva integral da Cooperativa Vinícola Garibaldi. Para a pesquisa, ela contou com a parceria da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que acompanha um grupo de pacientes com Doença de Parkinson praticantes de fisioterapia aquática.

A prática aquática é conhecida por auxiliar pessoas com a doença. “Queríamos descobrir se o suco contribuiria para melhorar ainda mais. Então, acompanhamos pacientes que fizeram 30 dias de exercício associados ou não à inclusão do suco na dieta. Os resultados mostraram melhoras na funcionalidade e na modulação dos níveis de neurotrofina, que está associada à cognição e à memória”, explica a autora do estudo.

Segundo Caroline, pós-doutora pela Georgetown University (EUA) e fundadora do Instituto Dra Uva, outros estudos já desenvolvidos por ela apontavam para os benefícios da ingestão de suco de uva. Em um deles foram observados proteção ao sistema nervoso central devida a importante atividade antioxidante do suco, ou seja, protegendo contra os dados provocados pelos radicais livres. “São resultados promissores que mostram que o suco de uva pode ser um aliado na Doença de Parkinson, bem como em outras doenças neurodegenerativas”, comemora a pesquisadora.

Quer saber mais
sobre vinhos?
Cadastre-se para receber conteúdo exclusivo

Deixe o seu comentário sobre a postagem:

Nome Completo:
E-mail:
Whatsapp:
Cidade / UF:
Comentário: