Muitos estudos e pesquisas associam as propriedades nutritivas das uvas aos benefícios à saúde. Os sucos integrais, aqueles produzidos com 100% de uva e sem a adição de água ou de açúcar, concentram grandes quantidades de antioxidantes e de vitaminas, sendo um alimento capaz de atuar não apenas na prevenção de doenças como no auxílio ao aumento da imunidade.

O suco de uva é um poderoso remédio para o organismo. Suas propriedades, principalmente os antioxidantes, agem de modo a prevenir o câncer, por exemplo, e também doenças neurodegenerativas e inflamatórias.

Isso ocorre porque esses compostos são uma espécie de protetores das células, equilibrando a ação dos radicais livres. Essas moléculas oriundas de ações cotidianas como a metabolização dos alimentos, por exemplo, podem desencadear mutação nas células, o que pode levar à formação do câncer – os antioxidantes agem, justamente, para estabilizar os radicais livres.

Entre os principais antioxidantes da uva estão os polifenóis, sendo o resveratrol, talvez, o mais conhecido deles, mas não o único – a lista inclui, entre outros, a quercetina e a antocianina.

Estudos já indicaram que o resveratrol, presente principalmente na casca da uva, contribui para o bom funcionamento do coração. A substância é uma importante aliada no combate às doenças coronárias porque tem capacidade de manter as paredes dos vasos sanguíneos limpas, impedindo o acúmulo de gordura e afastando, assim, as chances do surgimento de doenças cardiovasculares. Além disso, contribui para diminuir o colesterol ruim (LDL) e ajuda a regular a pressão arterial.

A quercetina, por sua vez, tem propriedades anti-inflamatórias e ainda antivirais, reduzindo o risco de contrair gripe, enquanto a antocianina pode contribuir para a morte de células de leucemia. O suco de uva branco também é um ótimo aliado da saúde. Embora tenha menos polifenóis do que nos tintos, eles atuam para aumentar o HDL, o nosso colesterol bom, contribuindo, assim, também para reduzir a incidência de doenças cardiovasculares.

Há vários outros polifenóis presentes no suco de uva, assim como no vinho tinto, e embora haja muito interesse individualmente em cada um deles, produtos como o suco ainda apresentam outras riquezas do fruto. Portanto, os benefícios à saúde não param por aí. Quem consome o suco integral, ou claro, a uva in natura, também está consumindo uma quantidade variada de vitaminas – do complexo B e C, por exemplo – e de importantes minerais, como o potássio e o ferro.

Por ser feito unicamente da fruta, o suco de uva integral tem potencializada suas propriedades, e um copo diário é suficiente para você reforçar seu organismo com mais proteção às suas células e aumentar sua imunidade.

É claro que tudo isso não suspende visitas regulares ao seu médico. O suco integral é apenas um produto natural que pode beneficiar muito sua saúde, principalmente se isso vier acompanhado de uma alimentação balanceada e da realização regular de exercícios.

 

Alguns benefícios: 

- Previne placas nas artérias

- Reduz o colesterol ruim (LDL)

- Aumenta o colesterol bom (HDL)

- Ajuda a reduzir a pressão arterial

- Melhora a cognição e a memória

- Auxilia no tratamento ao Parkinson

- Reduz o índice de massa corporal

- Reduz os danos dos radicais livres

Quer saber mais
sobre vinhos?
Cadastre-se para receber conteúdo exclusivo

1 Comentário

Maria José Costa de Lima
São José do Rio Preto
01/12/2022 12:09

Meu marido precisa tomar as cápsulas Do uva, então fui ler sobre esse remédio é, fiquei por dentro de tantas informações, que eu vou tomar também. Achei maravilhosa essas informações. Obrigada.

Deixe o seu comentário sobre a postagem:

Nome Completo:
E-mail:
Whatsapp:
Cidade / UF:
Comentário: